Home  /  Panteão dos Andradas

Panteão dos Andradas

0
0

Os irmãos Andradas eram maçons e muito próximos da realeza. Isso fica evidente nos símbolos espalhados no mausoléu onde jazem as cinzas de Antonio Carlos, Martim Francisco, padre Patrício Manuel e José Bonifácio de Andrada e Silva, o ‘Patriarca da Independência’.  O “templo cívico” com descreve o site da Prefeitura de Santos, foi inaugurado em 7 de setembro de 1923. Os santistas estudaram na Europa e retornaram, exercendo atividades profissionais, cargos e papéis políticos no Brasil colonial. 

O último possuía um sítio que ocupava uma área do Macuco, junto ao canal do Estuário. Foi defensor do mito da democracia racial e romantizou a miscigenação apesar de ser exaltado pela defesa da Abolição. 

Entretanto, para além da luta pela Independência e de seus serviços ao Império, as justificativas para intitulá-lo defensor da abolição costumam ainda  se citar a representação que José Bonifácio apresentaria à Assembleia Constituinte de 1823.

É preciso dizer que a proposta do constituinte sugeria acabar 'gradualmente' com os 'últimos vestígios da escravidão'. Também propunha uma 'nação homogênea', 'ir acabando com tanta heterogeneidade física e civil', inclusive defendendo 'casamentos mistos'. A historiadora Mary Del Priore, em As Vidas de José Bonifácio, ressalta o desejo dele de "construir na América uma nação de padrão tal qual vira na Europa" (2019, p. 205). A mesma autora observa que a nação já era mestiça.  

Quanto aos negros, José Bonifácio considerava que "a incapacidade para a cidadania decorria da escravidão", o que poderia "impedir a constituição do Estado civilizado". A representação não foi adiante porque a Assembleia Constituinte foi dissolvida em novembro de 1823.

Endereço:

Pr. Barão do Rio Branco, s/nº - Centro, Santos - SP, 11010-151

Foto: Juicy Santos

POST A COMMENT

Escrever comentário

Contact the property