• Descubra
  • Mapeamento
    • Iniciativas
    • Pessoas
    • Lugares
logo dark logo light logo
  • Faça parte
  • Sobre
Mobile Logo
  • Descubra
  • Mapeamento
    • Iniciativas
    • Pessoas
    • Lugares
  • Faça parte
  • Sobre o Projeto
Results Found

Sort by

Choose km radius: 100
0km
100km

Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra – OAB Santos

Comissão da Igualdade Racial – OAB Santos

UNEGRO Costa da Mata Atlântica

Coletivo organiza ´Espaço Literatura Negra`

Projeto ´Mãos Negras Bonecas de Pano`

Peça teatral Benjamin: o filho da felicidade

Grupo Samba ao Quadrado

Afrika Styl

Grupo Percussivo Afro-Calunga

Instituto Camará Calunga

logo-footer

Neste espaço as pessoas são estimuladas a trabalhar em rede e a colaborar umas com as outras, formando comunidades e compartilhando sonhos.

Endereço:
Rua Sete de Setembro – Vila Nova, Santos – SP, 11013-350

Telefone:
+55 013 32231675

Youtube

Descubra

  • Africanos escravizados chegaram no século XVI

    17/05/2021
    0
  • “Gangues” de Santos: Quarteleiros x Valongueiros

    17/05/2021
    0
  • Ideias de “branqueamento” estão na origem da nação

    15/06/2021
    0

Instagram

Seguindo nas apresentações da nossa equipe, hoje Seguindo nas apresentações da nossa equipe, hoje trazemos o Victor, ou Vitinho, como quase todo mundo fala por aqui!

Além de jornalista (PUC-SP) e fotógrafo (Escola comunitária Manuel Musto, Rosário-Argentina), dedica seu tempo e trabalho a buscar maneiras de transformar suas emoções e vivências em alguma materialidade.

Atualmente, o Victor é nosso coordenador de comunicação, e responsável pela documentação dos projetos e criação de metodologias abertas e livres. É militante das liberdades digitais e analógicas  e da democratização dos meios de comunicação, com especialização nas narrativas de baixo custo.
A espera ACABOOOU e o momento CHEGOU! Anunciamos a A espera ACABOOOU e o momento CHEGOU! Anunciamos aqui a lista de artistas selecionades para a 4ª edição da Colaboradora Artes e Comunidades, a nossa escola livre e colaborativa de artes 🤩🤩🤩

Como em todos os anos, não foi nada fácil para a nossa comissão de seleção! 114 inscrições de tanta gente maravilhose é muita coisa pra avaliar, né? A quem chega pra somar nesse grupo, sejam bem-vindes! 

Para quem não passou dessa vez, gostariamos de reafirmar nosso apreço por seu tempo e trajetória artística, que foram analisadas com toda atenção e cuidado. Reforçamos nosso desejo de estar perto! Conheçam nossos projetos e iniciativas, venham ao LAB e participem do nosso dia-a-dia, certo?

Nos vemos! 🖤🖤🖤
Será que o 13 de Maio é realmente um momento de Será que o 13 de Maio é realmente um momento de celebração e representa a libertação da população negra em nosso país?

Muito além do que parece ou se ensina, a abolição de 1888 não foi fruto de uma bondade do colonialismo. A pressão e insegurança que fazem a elite se apropriar da causa abolicionista são resultado da luta, organização e resistência da população negra, que se manteve firme no embate, em todos os campos da vida, contra a escravidão e sua desumanização, se organizando e recriando seu modo de viver, partilhando seus saberes e cuidados em comunidade.

Por aqui, no LAB Negritudes, desenvolvido desde 2020 junto ao Ibirapitanga, as pessoas contam suas próprias histórias e constroem suas narrativas com as próprias mãos.

"Memórias Apagadas da Terra da Liberdade" que você pode assistir através do link em nossa bio, é um documentário em curta metragem que propõe um mergulho nas memórias de pessoas negras da baixada santista, memorias constituídas pelo samba, pelos quintais da resistência, por heróis e por pessoas reais. São memórias de uma negritude viva e pulsante que os livros de história insistem em apagar. O documentário em curta faz parte do projeto “Lab Negritudes” do Instituto Procomum, financiado pelo Instituto Ibirapitanga.
Antes de mais nada, gostaríamos de agradecer tode Antes de mais nada, gostaríamos de agradecer todes que se inscreveram para participar da 4ª Colaboradora - Artes e Comunidades.

A equipe do projeto já entrou em contato por telefone com os pré-selecionades e já está fechando a turma que vai compor a quarta temporada da CAC.

Na segunda-feira, 16/5, publicaremos a lista final!

Estamos enviando emails para todes inscrites não selecionades, reforçando os agradecimentos.

É sempre importante lembrar que esse é um momento difícil, foram 112 inscrites. Muita coisa legal chegou e queremos formar redes e ter mais gente por perto.

Acho que a gente nem podia contar ainda, mas já já saí outras chamadas e novidades para ativarmos a Baixada com muita criatividade, arte, cultura, respeito, diversidade e defesa do comum. Ou seja, não faltarão oportunidades para a gente ter vocês por perto.

Seguimos juntes! 🥰🥰
Nesse ano, uma das novas áreas criadas aqui no Pr Nesse ano, uma das novas áreas criadas aqui no Procomum foi a de Educação. Mas, será mesmo que esse assunto é novo por aqui ou a gente só resolveu olhar de outra lente o trabalho que tem sido feito nesse caldeirão de saberes compartilhados durante esses cinco anos?

Sempre tivemos o propósito de pensar soluções conjuntas para problemas comuns, a partir do compartilhamento de saberes dos mais diversos grupos. Tudo isso sempre aconteceu de maneira bem natural nos encontros promovidos pelo IP, nos corredores do LAB e nas trocas entre a equipe.

E você, o que tem para nos ensinar e aprender fazendo com a gente? Vem junte! ✨✨
Por aqui, a gente acredita na colaboração, na cr Por aqui, a gente acredita na colaboração, na criatividade e na inteligência coletiva criando saídas para uma vida melhor! Nas comunidades organizadas e nas redes de cooperação.

Sem esquecer o cuidado como ponto central para toda essa reorganização.
Um trabalho diário de muita dedicação, em cada encontro, cada ação e projeto.
Pra organizar um pouco tudo isso desse nosso jeito de fazer as coisas, separamos em três eixos, que trazem a encruzilhada dessa jornada:

A Inovação (Fazer-Aprendendo), quando construímos conhecimento a partir da prática;
A Educação (Aprender-Fazendo), percursos de aprendizagem para ampliar repertórios de pessoas e organizações.

E na Expansão e Impacto (Fazendo Juntes), o crescimento do número de pessoas e iniciativas que desenvolvam alternativas para reorganização social e da economia.
Se ficou muita coisa, é porque é mesmo, mas ao longo dos dias vamos explicar melhor por aqui tudo isso. O resumo é: Vem com a gente? ✨😍
As inscrições para a Colaboradora Artes e Comuni As inscrições para a Colaboradora Artes e Comunidades, a nossa escola de artes livre & colaborativa encerraram na última quarta, dia 20 de Abril e...

SOMOS 112 INSCRITES! 😍😍

E quanta gente maravilhose, viu? 112 artistas de toda a Baixada Santista das mais diferentes expressões e campos da arte e criatividade, e como sempre, muita diversidade nos nomes e rostinhos que apareceram por aqui.

Agradecemos a cada ume que tirou seu tempo, se inscreveu e partilhou um pouco de sua trajetória e sonhos com a gente. 
A comissão de seleção já começou os trabalhos e o primeiro resultado preliminar sai no dia 11 de Maio. A partir daí, as entrevistas pessoais serão agendadas e o resultado final com selecionades sai no dia 16 de Maio.

Para todes que se inscreveram, queremos vocês por perto! Venham conhecer o Lab e participar de nossas iniciativas e projetos, pois essa rede é para todes nós.

🤍🤍💛💛
O LAB Negritudes, desenvolvido desde 2020 pelo LAB O LAB Negritudes, desenvolvido desde 2020 pelo LAB Procomum em parceria com o Ibirapitanga (@iibirapitanga) nasceu para transformar uma pesquisa em uma série de ações.
A história da cultura negra na Baixada Santista revisitada e reimaginada através das comunidades que atuam no nosso laboratório cidadão!

Na próxima quinta-feira, dia 28 de Abril daremos início a mais um ciclo desse projeto agora no ano de 2022.

Para celebrar e marcar essa retomada e também ampliar a comunidade envolvida com o projeto, receberemos convidades muito especiais numa noite incrível:

Para começar, às 18h teremos a exibição do documentário "Memórias Apagadas Da Terra da Liberdade", produzido durante o primeiro ano do projeto. Na sequência, o lançamento do livro "Frantz Fanon e as encruzilhadas: teoria, política e subjetividade" de Deivison Faustino (@deivisonnkosi), um dos maiores estudiosos das questões da negritude e do racismo no país.

Para finalizar, teremos o pocket show do nosso amigo Augusto Pakko (@augustopakko) cria da Zona Noroeste, músico participante da segunda edição da Colaboradora Artes e Comunidades e também diretor criativo do ensaio fotográfico realizado no projeto.

Já sabe, né? A entrada é gratuita e você pode chamar TODES seus amigues para curtir essa noite.

Vem com a gente! O Lab fica na Rua 7 de Setembro, 52, na Vila Nova em Santos 🤎🖤
Durante a execução do projeto Laboratório ATHIS Durante a execução do projeto Laboratório ATHIS Na Baixada, realizado em 2021 pelo grupo de arquitetes do mesmo nome aqui no LAB Procomum, parte da turma desenvolveu três manuais para implementação de ATHIS (Assessoria Técnica em Habitação de Interesse Social) nos nove municípios da nossa região! Uma ferramenta organizada em colaboração para fomentar e fortalecer a luta por moradia digna.

Os manuais são destinados para o poder público, para a população e para profissionais. Ou seja: um verdadeiro guia de como acessar o direito à moradia digna, pois oferecem um caminho facilitado para o acesso à lei, mostrando quais os órgãos responsáveis em cada uma das prefeituras.

Para ler os manuais, acesse a matéria completa no blog do ATHIS na Baixada através do link na nossa bio e acompanhe :)

Memórias, narrativas e tecnologias negras – Alguns direitos reservados.

Licença Creative Commons