Home  /  UNEGRO Costa da Mata Atlântica

UNEGRO Costa da Mata Atlântica

0
0

Entre os principais objetivos da Unegro estão a defesa dos direitos culturais da população negra, a luta contra o racismo em todas as formas de expressão e a defesa de uma sociedade justa, sem exploração de classe, raça ou gênero. As pautas também centralizam as mulheres negras no centro da estrutura social. Na Costa da Mata Atlântica, a Unegro já tem mais de 20 anos de atuação.

Histórico

Foi na Salvador de 1988, dentro da Biblioteca Pública dos Barris, que surgiu a União de Negras e Negros pela Igualdade (Unegro). Faziam apenas três anos que o Brasil havia saído da repressão e autoritarismo da Ditadura Militar (1964-1985) e o fervor por liberdade e democracia tomavam conta das ruas. Diante desse cenário de entusiasmo revolucionário, a entidade, criada por negras e negros marxistas, tornou as ruas como o seu principal campo de atuação, realizando ações contra o extermínio da população negra e na luta antirracista, de gênero e classe. Trinta e três anos depois, a entidade ainda precisa lutar por problemas que já poderiam ter sido superados se as raízes do  racismo não fossem tão profundas no país.

Entre os principais objetivos da Unegro estão à defesa dos direitos culturais da população negra, a luta contra o racismo em todas as formas de expressão e a defesa de uma sociedade justa, sem exploração de classe, raça ou gênero. As pautas também centralizam as mulheres negras no centro da estrutura social.

Durante os 33 anos de trajetória, a Unegro ampliou a sua atuação para mais de 20 estados e no Distrito Federal.

Sua história também abrange as principais frentes sociais, tanto estaduais quanto governamentais: compôs os conselhos de políticas governamentais, como o Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial, Conselho Nacional de Políticas de Juventude e o Conselho Nacional de Política Cultural; de comissões para o monitoramento de políticas públicas por meio do Programa Brasil Sem Miséria (2012) e o Comitê Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas; de seminários a exemplo da “Criança e AIDS", em 1990, que discutiu a incidência da doença na população infantil quando o assunto era considerado um tabu.

No âmbito internacional, participou da construção das conferências preparatórias da Conferência Mundial Contra o Racismo, realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) na cidade de Durban, na África do Sul, e fez parte da delegação brasileira na Conferência Mundial na África do Sul. A atuação internacional, inclusive, levou a Unegro a receber o prêmio "Rescate de Valores Culturales" (Resgate de valores culturais), da organização chilena Corparación Procasur, especializada na coleta e ampliação de inovações locais.

Uma das inúmeras campanhas de destaque da Unegro foi "Brasil São Outros 500", em 2000, movimento contrário à campanha neoliberal do governo de Fernando Henrique Cardoso (FHC). A campanha contou com a atuação de movimentos negros, indígenas e populares e iniciou o novo milênio com as suas próprias agendas de reivindicação.

Em novembro de 1995, realizou a "Marcha de 300 anos de Imortalidade de Zumbi dos Palmares", em Brasília, que pressionou o então presidente FHC a implantar políticas públicas para a população negra. O manifesto reuniu cerca de 30 mil pessoas e resultou no decreto que institui o Grupo de Trabalho Interministerial para a Valorização da População Negra.

Logo após entrar na presidência, em 2003, o ex-presidente Lula sanciona a lei 10.639/2003, que modifica a Lei de Diretrizes e Bases e torna obrigatório o ensino da história africana e afro-brasileira nas escolas públicas e privadas. Um importante passo para o reconhecimento dos movimentos de luta na inclusão dos estudos afro na matriz curricular dos ensinos médio e fundamental.

No cenário pandêmico, a Unegro tem realizado campanhas político-sociais voltadas para a população em situação de vulnerabilidade. Na campanha Panela Cheia, distribuiu mais de mil cestas básicas dentro do projeto e dentro das comunidades, além da atuação na campanha "Bolsa Mãe de Favela", da Central Única das Favelas (CUFA), que auxilia mães solo moradoras de favelas em 17 estados e no DF durante a pandemia do novo coronavírus.

Ao longo das décadas, organizando a luta contra o racismo, as desigualdades de gênero e contra a exploração capitalista, denunciando a falsa democracia racial e o genocídio da população negra, a Unegro tem sido instrumento efetivo de elevação das consciências antirracismo, ampliação do debate público sobre desigualdades raciais, organização política da população negra bem como de articulação de importantes frentes políticas em torno das grandes e estratégicas lutas do movimento negro brasileiro.

Ter 33 anos de luta ininterrupta e entender que a responsabilidade só aumenta e que a mais de três décadas estamos dando resultados para conjunto da população negra no Brasil e que precisamos avançar ainda mais, nos fortalecer para construção de sociedade antirracista e com equidade de Raça e Gênero para mulheres e homens negros.

Informações: UNEGRO Costa da Mata Atlântica

Endereço: Rua Norberto Lopes de Freitas, 111. Jardim Praiano, Guarujá.

POST A COMMENT

Escrever comentário

Contact the property