Home  /  Neth de Lima

Neth de Lima

0
0

Enetízia de Lima foi puxadora de samba, cantava sem microfone, espalhando a voz pela avenida. Era do grupo cantores de rua. A pernambucana chegou a Santos em 1925, um ano após seu nascimento no Recife. Morou no bairro do Campo Grande até por volta de 1934, quando se mudou com a mãe para a Almirante Tamandaré. Naquela avenida nasceram as primeiras escolas de samba: X-9 (1944), Vitória (1946) e Brasil (1949). Mais tarde viria também a Império do Samba (1955). 

Enetízia cresceu em meio aos batuques e festejos carnavalescos e ficou conhecida como Neth de Lima. Começou a desfilar no carnaval em 1939. Foi uma das cantoras do Rancho Carnavalesco dos Carvoeiros, da Bacia do Macuco. 

Uma história interessante aponta que Neth venceu uma disputa contra Georgina, cantora representante do Rancho Novo Horizonte. No depoimento registrado em Panorama do Samba Santista, ela afirma que foi a "prova de fogo mais dura" que enfrentou. Tão disputada que a comissão julgadora não conseguia decidir quem havia cantado melhor. Naquele instante, criaram um critério inusitado para a decisão: Neth cantou com a bateria do Rancho e Georgina, com a da X-9.

Vencedora, Neth declarou, conforme registro de Muniz Jr., que considerava Georgina a mais perfeita cantora de rua que a cidade já teve. “Era um verdadeiro rouxinol.” (MUNIZ JR., op.cit. p.63)

Endereço:

R. Alm. Tamandaré, 94 - Macuco, Santos - SP, 11015-250

Imagem do site Novo Milênio.

POST A COMMENT

Escrever comentário

Contact the property