Home  /  Outeiro de Santa Catarina

Outeiro de Santa Catarina

0
0

Marco inicial do povoamento de Santos, reconhecido em 1922 pela Câmara Municipal. Em Uma Cidade na Transição – Santos: 1870-1930, Ana Lúcia Duarte Lanna escreve: “O ponto inicial da cidade tinha como marco o Outeiro de Santa Catarina, o hospital e a Câmara Municipal que se situavam naquilo que Frei Gaspar chamava de terras ao Oriente. Foram nesse primeiro núcleo de ocupação, construídos os quartéis. Essa denominação se estenderá para a região que se oporá à do Valongo. Até o século XVIII ocorreria um movimento de transferência da vila das terras iniciais de ocupação para a região do Valongo, mais próxima a Cubatão, facilitando os contatos com o planalto. Como a vila sempre teve função portuária, expandia-se junto ao mar. Havia uma única rua, a Direita, que fazia a ligação entre estes dois bairros da cidade e que permaneceu até o século XIX como a mais importante.” (LANNA, 1996, p.40-41)

Em 1532, o casal de proprietários Luiz de Góes e Catarina de Aguillar construiu uma capela dedicada à Santa Catarina de Alexandria, que ocasionou o nome. Ali, Brás Cubas e o próprio Luiz de Góes ergueram suas moradias, dando início à ocupação no local que mais tarde seria ‘Vila de Santos’.  Em 1591, piratas ingleses atacaram, saquearam a vila e destruiram a capela, jogando ao mar a imagem da santa, que, após 72 anos, foi encontrada por acaso, por pescadores escravizados pelos jesuítas. O padre Alexandre de Gusmão, levantou, com a ajuda da população, outra capela, desta vez no alto do Outeiro, onde permaneceu por quase dois séculos. 

Também foi residência do médico italiano João Éboli, durante os anos em que permaneceu na Cidade, ligado a instituições por benevolência e caridade. Éboli é considerado um abolicionista, tendo também realizado campanhas pró republica. Há relatos que escravizados fugitivos se escondiam na casa. 

Após período de total abandono, o lugar virou cortiço e depois foi sede da Fundação Arquivo e Memória.  Há muito tempo fechado, segue em reforma. 

Endereço:

R. Visc. de Rio Branco, 48 - Centro, Santos - SP, 11013-030

Foto: Tadeu Nascimento

POST A COMMENT

Escrever comentário

Contact the property