Home  /  Santuário de Santo Antônio do Valongo

Santuário de Santo Antônio do Valongo

0
0

Construído em 1640 o Convento Santos Antônio do Valongo é da Ordem dos Franciscanos. No mesmo ano fundou-se a Ordem Terceira de São Francisco e em 1689, foi construída a capela da Ordem Terceira com arco aberto para a capela conventual.

O conjunto arquitetônico destacou-se como um dos maiores e mais bonitos de toda a Província Franciscana no Brasil durante oséculo XVIII. Mas o que vemos hoje é apenas a parte restante do complexo. Parte do prédio foi derrubada na ocasião da venda para a construção da Estação do Valongo. O que resta, permaneceu por conta de um milagre atribuído à Santo Antônio, cuja imagem do altar não saiu, impedindo a demolição, ainda que com a força de 30 homens. 

O lugar e o fato marcam a união entre quarteleiros e valongueiros, uma rivalidade histórica entre grupos vizinhos. Relatos de J. Muniz e Ana Lúcia Lanna apontam para uma narrativa onde valongueiros convocaram quarteleiros para unirem forças contra os estrangeiros, mão de obra na construção da ferrovia, já que pretendiam 'derrubar as tradições e os brios da cidade'. 'Façamos uma trégua em nossas diferenças! Somos todos santistas!' Tai palavras teriam levado a população às ruas para impedir a retirada do santo e a demolição da igreja. 

Segundo J. Muniz Jr, escritor do livro O Negro na História de Santos (2008, p. 27), por volta de 1798 o Convento do Valongo tinha 12 escravos. Em 1853, "restavam apenas três: o africano Diogo, o crioulo Benedito e o pardo Dito.

Endereço:

R. Marquês de Herval, 13 - Valongo, Santos - SP, 11010-260

Imagens do site Novo Milênio.

POST A COMMENT

Escrever comentário

Contact the property