Home  /  Quilombo do Jabaquara

Quilombo do Jabaquara

0

O Quilombo do Jabaquara foi o mais famoso da região, um dos maiores do Brasil e estima-se que tenha abrigado 10 mil escravizados. Fundado em 1882, por iniciativa dos abolicionistas da elite santista Américo Martins e Xavier Pinheiro teve como líder o negro alforriado Quintino de Lacerda. Quintino arrebanhava os fugitivos, os recebia na comunidade e expulsava os capitães-do-mato que os perseguiam. 

O Quilombo do Jabaquara era de difícil acesso, atrás da Santa Casa Velha. Ocupava um extenso espaço perto do Morro do Bufo, logo após a saída do túnel Rubens Ferreira Martins, formado por uma série de pequenas casas ligadas entre si e por um grande barracão, onde também havia um armazém para fornecimento de alimentos. Os encontros, reuniões, descanso e festejos aconteciam no pátio em frente ao terreiro. 

Em Ventos do Mar, Maria Lúcia Gitahy registra como o historiador José Maria dos Santos, autor de Os Republicanos Paulistas e a Abolição (1942, p. 183), descreve o quilombo do Jabaquara: "construíram de madeira, de palha, de taipa e de folhas de zinco numerosas barracas e habitações ligeiras de todos os gêneros. Abriram-se caminhos, criou-se um pequeno comércio de varejo e, como por encanto, surgiu da noite para o dia a mais desconchavada e pitoresca das cidades, toda cercada de roças, com o azulado fumaçar dos fornos de carvão vegetal a cobri-la perenemente." (GITAHY,1992, p.34)

Endereço:

Prof. Célso da Cunha Alves, 94 - Jabaquara, Santos - SP, 11013-570

Imagens: Novo Milênio

POST A COMMENT

Escrever um comentário

Contact the property