Home  /  Porto de Santos

Porto de Santos

0
0

Santos abriga o maior Porto da América Latina, movimentando grande parte do PIB Nacional. Enquanto de um lado há fluxo de grandes navios de armadoras milionárias e imensos navios de cruzeiros luxuosos, na margem Esquerda observamos a favelização, escancarando o abismo social presente em nossa região.

Pelo Porto de Santos chegaram inovações e descobertas vindas de outros países do mundo, mas também a ameaça pirata, o risco de doenças e os navios negreiros.

Neste Porto, segundo J Muniz, a partir de 1532 que são desembarcados nessas paragens os primeiros escravizados negros: “Portanto, já nesta época, de acordo com as citações históricas, começam a chegar os primeiros africanos escravizados para serem utilizados nas lavouras de cana-de-açúcar e nos engenhos da Ilha de São Vicente. Tanto é que, o fidalgo Pero de Góes solicitou negros para o Engenho da Madre de Deus, o mesmo acontecendo com o nobre genovês José Adorno, que adotou escravos na sua sesmaria junto ao ribeiro de São Jerônimo no primitivo povoado de Enguaguassu.” (MUNIZ JR.,2008, p.24)

Endereço:

Autoridade Portuária - Av. Conselheiro Rodrigues Alves, S/N - Porto Macuco, Santos - SP, 11015-900

Fotos: Porto de Santos/ Rodrigo Montaldi

POST A COMMENT

Escrever comentário

Contact the property